terça-feira, 2 de maio de 2017

O papel das crenças na vida e os personagens estressados

       
          Existem duas fontes que podem ser geradoras de estresse, a externa e a interna.

       A fonte externa pode ser oriunda de eventos positivos (casamento, nascimento de um filho, um novo emprego), ou negativos (luto, desemprego, pressão em casa no trabalho, etc.)
      A fonte interna, engloba pensamentos e sistema de Crenças que exercem papel fundamental na vida do indivíduo.   


    
 A Crença é definida como o norte, o princípio orientador, convicção ou fé que dá significado e direção à existência. Nele está contido, o ato de interpretar, julgar, classificar e processar as informações e emoções de cada situação.




                 Existem dois tipos de Crenças: 
    As Crenças Racionais (Funcionais): São aquelas que dão condições ao indivíduo de analisar as situações vividas de maneira realística e objetiva. Esta percepção permite a busca de saídas plausíveis para problemas ou mesmo a possibilidade de gerar uma melhor adaptação e aceitação de situações que não estão sob o controle da pessoa em questão. 
  • As Crenças Irracionais (Disfuncionais): São aquelas que proporcionam uma percepção e maneira distorcida de julgar as situações. Geralmente nestes casos, há uma tendência de a pessoa interpretar negativamente a si mesmo, o mundo e as pessoas. Tal conduta acaba por gerar frustrações, ansiedade e estresse, sendo este processo limitador em relação ao desenvolvimento humano. Esta última condição faz com que o individuo não alcance resultados efetivos diante de suas experiências, gerando um ciclo de fracassos e insegurança, que é retroalimentado e reforçado a cada ensaio percebido como desastroso.
  •        Para melhor esclarecer como funciona o poder exercido pelo processo das crenças disfuncionais, traremos alguns “personagens fictícios” que se existissem de fato, provavelmente teriam na vida real, grandes fontes geradoras de estresse. Por detrás de cada ação há pensamentos e crenças que as determinam. Portanto, veja através das caricaturas abaixo, se alguma tem relação com você e se houver, veja se não é hora de rever conceitos e partir para mudança.

Gabriela... “Eu nasci assim, cresci assim, vou ser sempre assim”
Tal crença pode ser fonte estressora, principalmente se ocorre o comportamento de acomodação e resistência que promove por sua vez, estagnação, falta de flexibilidade e consequentemente sofrimento. Frequentemente há nestes casos, o medo e receio de situações novas. Contudo, a pessoa que se encontra nesta condição deve estar ciente de que o processo de mudança e readaptação faz parte da trajetória evolutiva e geralmente pode despontar como oportunidade de crescimento.

Guerreiro perdido... Vai para as batalhas (desafios), de peito aberto (sem planejamento) e sem ferramentas, lutando sabe se lá e contra o quê.
Neste caso, as pessoas alimentam a crença de que apenas a iniciativa e a coragem bastam para alcançar os objetivos, em que muitos destes indivíduos se consideram "empreendedores" unicamente por ter coragem em se arriscar em Projetos, sem que haja um estudo sobre o processo.
O planejamento é fundamental para prever as dificuldades que surgem no caminho e alcançar mais rapidamente as metas, pois desta forma, sabe se aonde e como chegar.

Hard (A Hiena pessimista)... ”Não vai dar certo!!! Oh Vida! Oh! Azar!"
Os projetos de vida exigem certa dose de persistência, em que será de extrema utilidade, estar aberto e predisposto ao aprendizado originado por erros cometidos ou situações que em primeiro ensaio são vistas como fracassos. O olhar objetivo para estas vivências abre a perspectiva de que processos possam ser aprimorados e as metas alcançadas.

O adivinho ansioso. Na ânsia de encontrar a resposta, seja para algo que não consegue entender, seja para prever o que ocorrerá em situações futuras desencadeadoras de tensão, alguns indivíduos perdem a tranquilidade para sondar as pistas reais que poderiam confirmar “as premonições”. Desta forma, a chance de ocorrer a paralisação ou fuga do desafio que gera tal angústia, é enorme. Em muitos casos, eles sofrem duplamente, pois frequentemente tais conjecturas são por demais pessimistas e na maioria das ocorrências, suas previsões não se confirmam após o acontecido, levando-os à constatação de que sofreram desnecessariamente.

 Obs: 1) Há uma relação deste personagem com a Hiena Hard; 2) A previsão de situações descrita neste tópico, difere do planejamento, que parte de dados concretos, construídos de forma objetiva e não apenas da percepção subjetiva do sujeito.

O Autoritário / mimado intransigente As coisas devem acontecer do jeitinho que eu quero e é catastrófico quando isto não acontece.
 Tal rigidez acaba comprometendo o próprio crescimento e a  qualidade dos relacionamentos. Desta forma, há grande probabilidade de ocorrer o afastamento das relações sociais, em que a pessoa sente-se isolada e sem apoio.  Em casos extremos,  sente-se perseguido por pessoas do seu convívio, por estas não compartilharem de suas convicções.  

Bichinho Indefeso Sozinho???Não tenho capacidade para ...  É mais fácil evitar do que enfrentar certas dificuldades e responsabilidades pessoais na vida
Geralmente estas pessoas desenvolvem altos níveis do estresse, pois além de  não TRANSFORMAR a sua realidade, não adquirindo experiência e conhecimento, acabam por exigir demais dos que lhe rodeiam, gerando desta forma, estresse e desgaste na relações sociais.

O Super- Homem. Faz várias coisas ao meu tempo, de forma extremamente rápida, em que quer dar conta de tudo e do papel que a humanidade espera dele, porém vive um amor platônico pela Lois Lane, sendo extremamente só.        
  Há pessoas que direcionam tanto sua energia para a área profissional, que se esquecem das outras (família, amigos e o próprio bem-estar). Tal crença, geralmente é alimentada,  pelo fato de o indivíduo acreditar que só será valorizado pelos que lhe rodeiam, se abraçar tal estilo de vida. Nesta condição, aconselha-se que estejam  atentos para a seguinte realidade: O Super Homem não adoece, mas o Ser Humano, sim. E há momentos preciosos que podem estar sendo perdidos ao se comportar desta forma, que é desproporcional, como por exemplo, estar com os entes queridos e pausas para lazer e bem-estar. Muitos alegam falta de tempo e dinheiro para este investimento, mas certamente terão que adquirir tais recursos, caso venham adoecer.

Gérson - Infelizmente este personagem não é tão raro na nossa cultura. Estes perfis costumam atuar na base do "jeitinho", em que o planejamento e monitoramento, geralmente, são deficientes. Sendo assim,  acabam gerando para si grandes fontes estressoras em médio e longo prazo,  como estamos tendo a oportunidade de verificar na política de nosso País
         Apesar de ser realizado um trabalho de caricatura dos personagens, as histórias fictícias descritas podem estar acontecendo na vida real e  provocando situações dolorosas na vida de algumas pessoas, em que ao adotar o estilo de conduta de alguns destes papéis,  acabam promovendo o ciclo de sofrimento, sem estarem conscientes da origem de todo este processo.
         A exposição deste tema não consistiu em depreciar a forma de agir das pessoas, pois se trata de personagens,  mas foi apenas uma tentativa de sensibilizar o leitor para esta realidade.
Obs: Em momentos de crise é esperado que algumas "aparições" surjam esporadicamente, querendo espaço de manifestação na psique do indivíduo. Entretanto, aconselha-se ficar atento em relação à constância e intensidade que emergem,  além dos impactos disfuncionais  que   elas geram  na vida da pessoa.

         Portanto, se você se encaixa em alguns destes perfis e percebe que a atuação referente a estes estereótipos tem trazido estagnação e sofrimento para a sua vida, talvez seja a hora de rever suas crenças. E se necessário, reflita se não é interessante procurar um psicólogo.
      

       
FONTE: Conteúdo extraído em aula ministrada em Curso de Especialização ,  Crenças,  Instituto Psicológico de Controle de Stress Marilda Emmanuel Novaes Lipp, 1997



Shirleine Ap. Larubia Gimenes, coach in wellness, psicóloga (CRP-06/ 40017); Especialização em Terapia cognitiva comportamento (Instituto de Psicologia e Controle do Stress Marilda Emmanuel Novaes Lipp - Centro Psicológico do Controle do Stress); MBA em gestão de promoção de saúde e qualidade de vida nas organizações (Centro Universitário São Camilo/ABQV/ABRAMGE); Certificação em Wellness Coaching (Real Balance Global Wellness Services); Certificação em Gerenciamento de Stress (International Stress Management Association [ISMA-BR] e CN Centre for Occupational Health & Safety [CNCOHS]).

Nenhum comentário: