segunda-feira, 26 de junho de 2017

Comunicação: Um grande desafio para as escolas

        
Ter uma equipe talentosa e motivada não é o suficiente para uma escola. Se essa equipe não estiver bem informada, e se seus integrantes não se comunicarem adequadamente, não é possível potencializar a força desse grupo. Dessa forma, a comunicação interna é algo prioritário que deve merecer grande atenção.
            Os diretores/coordenadores devem ter a consciência de que a comunicação transparente, ágil, democrática e participativa é vital para o desenvolvimento e a sobrevivência das escolas, pois as falhas de comunicação ocorrem devido ao excesso de informação, falta de envolvimento e participação das pessoas, inconsistência das mensagens, trabalho individual e dificuldade em personalizar as mensagens para os diferentes níveis de receptores.
          Atualmente a comunicação entre escola  colaboradores   famílias, acontecem por meio de informativos, circulares e internet. A comunicação interpessoal cada vez mais se torna rara, porém vale salientar que esse recurso possibilita a interação das pessoas, a realização de projetos em conjunto, a facilidade do feedback, e consequentemente o alcance de melhores resultados. 
         É necessária uma atenção especial com os meios de comunicação, pois uma mensagem mal interpretada poderá causar distorções, resultando em grandes perdas tanto pessoais como organizacionais. Por mais que haja canais de comunicação entre a escola,colaboradores e pais e por melhor que sejam seus conteúdos, formatos e frequência, o impacto e a eficiência  ficarão limitados se todos os envolvidos não ajudarem a fazer com que as informações e conhecimentos circulem e assim todos se tornem responsáveis pela comunicação.
              Assim concluo que a escola terá mais sucesso se viabilizar o sistema comunicativo existente, facilitando o enfrentamento dos desafios e obstáculos cotidianos. Uma comunicação eficiente pode levar a escola  a obter conhecimentos e informações que poderão levá-la a atingir uma vantagem competitiva, difícil de ser replicada por seus concorrentes, pois uma boa comunicação está embutida na cultura organizacional, a qual envolve valores e crenças da organização. A comunicação visa provocar mudanças no comportamento das pessoas, através do desenvolvimento de atitudes positivas em relação ao próprio desempenho que eleva com a satisfação profissional, o que impulsiona a escola em direção as suas metas    


Nilza Martins Gimenes
Fonoaudióloga NDH   

Nenhum comentário:

Postar um comentário